A formação de um consórcio metropolitano de resíduos sólidos será tema de reunião da Associação dos Municípios da Grande Porto Alegre (Granpal) a ser realizada hoje, 12, às 10h, na Câmara Municipal de Santo Antônio da Patrulha. Esta é a primeira reunião ordinária da Granpal tendo o prefeito José Fogaça na presidência da entidade, cargo assumido em 23 de maio.
Além do debate em torno do consórcio para o tratamento do lixo, proposto pelo prefeito de Alvorada, João Carlos Brum, os prefeitos irão discutir a gestão metropolitana. Será apresentado um estudo sobre a integração do transporte na região, pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). Participam da reunião o secretário de Estado de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, e o superintendente da Metroplan, Nelson Lídio Nunes.
GranpalFormada por 11 municípios da Região Metropolitana, a Granpal tem como objetivo o desenvolvimento de políticas públicas de caráter metropolitano e o fortalecimento da integração entre os municípios. Além de Porto Alegre, integram a associação os municípios de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Glorinha, Gravataí, Nova Santa Rita, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do Sul e Viamão.
(
Jornal Litoral Norte, 13/06/2007)