Prefeitura e Carrefour firmaram acordo no qual a multinacional francesa se comprometeu em bancar a retirada das 10 palmeiras-tamareiras que estão no pátio do Hugo Taylor, além do plantio em outro local. O serviço deve ser feito por uma empresa de Santa Maria nos próximos dias e será acompanhado por técnicos da prefeitura.
O diretor da Secretaria de Proteção Ambiental, Luiz Claudio da Silva, disse ontem que o destino das árvores, de 4 a 15 metros de altura, deve ser o terreno da antiga Viação Férrea.
Luiz Claudio aguarda confirmação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) para autorizar a remoção. Segundo ele, sementes e mudas de palmeiras que existem no local serão levadas para o viveiro municipal.
Outras árvores menores, como abacateiro, amoreira, ligustro, uva-do-japão e paineira, que também estão na área das obras, terão de ser cortadas. Como compensação, Luiz Claudio explicou que o Carrefour vai plantar 200 mudas de árvores nativas em diferentes locais da cidade, como na própria Avenida Rio Branco.
(
Diário de Santa Maria, 13/06/2007)