O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Tasso Azevedo, participa em Gana, país da África Ocidental, de um encontro para trocar experiências sobre gestão de áreas florestais com lideranças daquele país. A visita acontece no âmbito de um programa de cooperação internacional chamado Fortalecendo as Vozes dos Grupos de Interesse para Melhores Escolhas - de iniciativa da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) -, que integra governo, empresários e sociedade civil no esforço de aumentar a transparência na gestão florestal e a redução das atividades ilegais.
O projeto é desenvolvido, além de Gana, na Tailândia, Vietnã, Congo e Sirilanka. Depois do encontro na África, Azevedo vai à Suíça, para se reunir com o comitê revisor do Projeto. "A visita à Gana é importante para conhecermos o sistema de controle de concessões e licenças florestais que está sendo implantado naquele país, onde há grandes problemas de exploração ilegal", afirma Azevedo. Segundo ele, por parte de Gana, também há interesse em conhecer o sistema de monitoramento da exploração florestal e do desmatamento desenvolvido no Brasil.
República de Gana
Localizada na África Ocidental, Gana tem, na região sul do território, uma densa área de floresta tropical com longo histórico de exploração madeireira. Atualmente, a atividade compõe cerca de 6% do PIB - boa parte exportada para países de União Européia.
(Ascom MMA, 12/06/2007)