Cerca de 150 índios pataxós e tupinambás invadiram a sede da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Ilhéus (472 km de Salvador).
Os índios, de duas tribos do sul da Bahia, reivindicam a exoneração do administrador regional da Funai, Agnaldo Francisco dos Santos. De acordo com a liderança tupinambá da tribo Olivença, Valdelice Amaral, as tribos não têm recebido as verbas federais para agricultura e assistência.
"Sabemos que a verba chega, mas não é repassada. Temos que lutar também pela demarcação de terra. Já morreram muitos índios em conflito com fazendeiros", disse Amaral.
A Funai, em Brasília, recebeu ontem a pauta das tribos. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, as reivindicações serão destinadas à diretoria de assistência.
Santos, que se afastou temporariamente da administração para facilitar as negociações, afirmou que os índios reclamam que não recebem integralmente as verbas repassadas para o órgão, mas não levam em consideração custos administrativos.
"Só no ano passado, foram 38 conflitos entre fazendeiros e índios na região e 28 reintegrações de posse", afirmou.
Segundo Santos, em 2006, dos R$ 890 mil repassados para a administração das duas tribos, R$ 280 mil foram destinados para a assistência dos índios.
(Por Renata Baptista,
Folha Online, 23/06/2007)