Ibama realiza ações de fiscalização no Parque Nacional da Lagoa do Peixe e entorno
2007-06-13
Com o objetivo de reforçar e ampliar a fiscalização dentro (e no entorno) do Parque Nacional da Lagoa do Peixe o IBAMA realizou uma vistoria naquela Unidade de Conservação durante a última semana (de 04 a 06/06).
Entre as ações realizadas pela equipe de fiscais, foram atendidas diversas denúncias, principalmente referentes ao plantio de espécies exóticas (pinus e eucalipto) na região, em desacordo a ação civil pública ajuizada através do Ministério Público Federal contra o IBAMA, segundo a qual o órgão ambiental não pode autorizar plantios de
espécies exóticas no Parque e seu entorno.
De acordo com os analistas ambientais Fábio Faraco e Kátia Aurich foram constatadas diversos plantios recentes de espécies exóticas irregulares além de outras atividades potencialmente degradadoras como resinagem de pinus sem a devida licença. Os proprietários estão sendo autuados e as áreas embargadas.
A fiscalização incluiu também ações dentro do parque em relação aos pescadores que possuem licenças excepcionais e provisórias para pesca dentro da unidade, por serem uma população tradicional. Segundo Fábio Faraco mesmo sendo pescadores autorizados eles devem seguir as normas ambientais estabelecidas pela unidade de conservação. "É obrigatório aos pescadores o porte da autorização especial sempre
que estiverem dentro do parque", avisa.
Novas vistorias estão programadas para acontecer na região do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, inclusive no que diz respeita à silvicultura e irrigação.
(Assessoria de Imprensa Ibama/RS, 12/06/2007)