Mais de 29,5 economias gaúchas ficaram sem luz no Estado por causa das fortes chuvas de domingo e segunda-feira nas áreas de cobertura da CEEE e da AES Sul. Na manhã de ontem, as distribuidoras de energia elétrica do RS contabilizaram os estragos e prejuízos e mobilizavam equipes de consertos. De acordo com a CEEE, cerca de 20 mil clientes ficaram sem luz. Na área atendida pela AES Sul, mais de 9,5 mil clientes tiveram o fornecimento de energia interrompido.
Em Porto Alegre, o problema mais grave ocorreu no bairro Partenon, onde cerca de 4,1 mil consumidores ficaram sem energia nas proximidades das avenidas Bento Gonçalves e Ipiranga, entre a Cristiano Fischer e a Antônio de Carvalho. A CEEE mobilizou 16 equipes para sanar os problemas no fornecimento de energia elétrica nas ruas da Capital. Na área rural de Guaíba, 7,3 mil pessoas foram atingidas. No município de Mariana Pimentel, uma rede no chão deixou 7 mil clientes sem luz. Também houve chamadas em cidades do Litoral Norte, em Camaquã, em Eldorado do Sul, em Viamão e em Alvorada.
De acordo com levantamento da AES Sul, os principais problemas ocorreram nos municípios de Venâncio Aires (2.764 clientes), São Gabriel (1.323), Santa Maria (880), Candelária (529), Santa Cruz do Sul (426), Cachoeira do Sul (378), Sapiranga (359), São Sepé (326), Cacequi (275 clientes) e Dois Irmãos (269), além de outras cidades. A empresa colocou 112 equipes de manutenção para solucionar as ocorrências geradas por descargas atmosféricas e pela vegetação em contato com a rede elétrica.
Nas cidades de Gravataí, Taquara, Rolante, Igrejinha, Parobé e Três Coroas ocorreram interrupções de fornecimento de energia em pontos isolados. A RGE estimava que o abastecimento seria retomado até o final do dia de ontem. Os problemas foram causados por descargas elétricas que atingiram a rede na manhã de domingo. Com isso, houve desligamentos em Garibaldi, Bento Gonçalves, Farroupilha e Gravataí. O restabelecimento ocorreu às 8h. Alguns clientes da zona rural foram atendidos por volta do meio-dia.
(
CP, 12/06/2007)