O governador Aécio Neves defendeu ontem (11/06), uma maior aplicaçăo de recursos do governo federal na revitalizaçăo do Ro Săo Francisco e em programas de saneamento básico das cidades ribeirinhas. A afirmaçăo foi feita após encontro, no Palácio da Liberdade, com o ministro da Integraçăo Nacional, Geddel Vieira Lima. O governador também defendeu maior rapidez na aplicaçăo de recursos em programas de recuperaçăo das matas ciliares ao longo do Săo Francisco.
“Minas tem uma posiçăo na busca de investimentos na revitalizaçăo do rio, investimentos que consideramos importantes, que complementam inclusive ŕqueles que o estado já vem fazendo. Estarei sempre disposto, como é da natureza dos mineiros, ao diálogo, mas hoje a visăo que os mineiros tęm, que o governador do estado tem, é que é preciso que os recursos para a revitalizaçăo do rio, em suas várias etapas, seja nas estaçőes de tratamento de esgoto, seja na recuperaçăo de suas matas ciliares enfim, em vários outros projetos, possam ocorrer o mais rapidamente possível”, disse Aécio Neves, em entrevista.
O ministro da Integraçăo Nacional afirmou que os recursos do governo federal disponibilizados para a revitalizaçăo do rio năo săo suficientes diante de todas as demandas ao longo da Bacia do Rio Săo Francisco. Ele garantiu que as sugestőes e as críticas dos mineiros ao projeto de transposiçăo do Rio Săo Francisco serăo consideradas.
“Certamente que os recursos săo insuficientes. Recursos săo sempre insuficientes. Os estados brasileiros, e Minas năo é diferente, sempre precisarăo de mais recursos, de mais investimentos em funçăo das grandes demandas que tęm”, disse Geddel. E completou: “Já assumi com o governador o claro compromisso de apresentar aquilo que imaginamos que pode ser feito aqui. O governador também vai adensar, aduzir as suas críticas, as suas ponderaçőes, as suas reivindicaçőes. Ele é a voz mais abalizada de Minas neste momento”.
(
Correio da Bahia, 12/06/2007)