Meteorologistas de todo o Nordeste Brasileiro e de outras regiões do país têm encontro marcado nos próximos dias 14 e 15 de junho, no Auditório Paulo Jackson, da Superintendência de Recursos Hídricos , no Itaigara. Os especialistas irão participar da Reunião de Análise e Previsão Climática do setor leste, no litoral, da Região Nordeste do Brasil para o trimestre julho, agosto e setembro de 2007. Isso significa que eles irão avaliar as condições dos Oceanos Atlântico e Pacífico e da atmosfera para verificar como será o comportamento do clima nessa região nos próximos meses.
O meteorologista da SRH, Heráclio Alves, explicou que a avaliação é feita para todo o Nordeste, mas haverá uma ênfase maior para a região leste, do litoraldo Nordeste marcada pelo período chuvoso. O resultado final do encontro é um documento que poderá respaldar as tomadas de decisão do governo e da sociedade. O prognóstico trimestral serve como ferramenta de apoio para atividades como agricultura, operação de reservatórios e ações da Defesa Civil que sofrem intervenções diretas do clima. As grandes cidades litorâneas como Salvador e Recife estão sujeitas a eventos extremos de chuva durante esse período e com esse prognóstico, os órgãos competentes podem adotar ações preventivas que reduzam os impactos causados pelas ações do tempo e do clima, explicou.
A reunião de análise e previsão climática ocorre mensalmente em uma das capitais do Nordeste desde 1991 e essa é a primeira vez no ano que acontece na Bahia. Segundo Heráclio Alves, a reunião proporcia a integração entre os Centros Estaduais de Meteorologia e a troca de conhecimentos tecnológicos e de experiências entre os pesquisadores, o que resulta em um maior entendimento sobre o clima. Essa troca de experiências agrega saberes, pontos de vista diferentes. Isso implica no enriquecimento pessoal e profissional da coletividade e conseqüentemente uma maior compreensão das condições ambientais responsáveis pelas variações do clima no Nordeste, pontou.
A Reunião de Análise e Previsão Climática do setor leste da Região Nordeste do Brasil trará a Salvador o pesquisador Paulo Nobre, titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE e um dos idealizadores da criação dos Centros Estaduais de Meteorologia. Nobre vai ministar uma palestra, logo após a abertura da reunião, às 9h, no auditório Paulo Jackson. Ele falará sobre Meteorologia a Serviço da Sociedade e vai implantar no Setor de Meteorologia da SRH, o Sistema de Monitoramento Meteorológico desenvolvido pelo Centro de Previsões de Tempo e Estudos Climáticos,CPTEC.
Ainda no primeiro dia da reunião, para fazer a Análise e Previsão Climática os meteorologistas irão avaliar os parâmetros atmosféricos como os campos médios, os mapas, do vento, pressão atmosférica e as temperaturas superficiais da água do mar, elaborados pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos e outros centros climáticos do mundo, a exemplo do norte americano NCEP e IRI.
De acordo com a programação, no segundo dia, 15, acontecerá uma audioconferência do grupo que estará reunido na SRH com os pesquisadores reunidos no CPTEC-INPE, em Cachoeira Paulista, São Paulo.
O objetivo dessa audioconferência é promover um debate sobre as inforamações levantadas pelos meteorologistas da reunião com os especialistas do CPTEC-INPE, do Intituto Nacional de Meteorologia de Brasília e da Universidade de São Paulo. Juntos, buscam o consenso para o resultado final da análise e previsão climática da região.
(
ASCOM/SRH/ CRA, 11/06/2007)