O esperado se confirmou na abertura dos depoimentos do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Vereadores de Florianópolis, domingo à tardeNa miraEm depoimento, Carlos Amastha diz que vereador Juarez Silveira o prejudicou na liberação de licença para shopping
Primeiro a depor como testemunha, o empresário colombiano e ex-empreendedor do Floripa Shopping Carlos Amastha atacou o empreendimento rival, o Shopping Iguatemi, o qual, segundo ele, teria se beneficiado de irregularidades na concessão da licença ambiental.
Amastha também citou o vereador Juarez Silveira, que comandaria o esquema de ilegalidades e teria o prejudicado na época da liberação do Floripa Shopping. O empresário ainda inocentou o vereador licenciado Marcílio Ávila (PMDB) da acusação de tráfico de influência em favor do seu empreendimento ou de levar vantagens econômicas para atuar em benefício do negócio erguido na SC-401.
O Conselho de Ética decide sobre o futuro dos vereadores Juarez Silveira e Marcílio Ávila. Os dois foram presos pela Operação Moeda Verde. Eles estão soltos. Amastha foi questionado sobre a relação que teria com os parlamentares. "O maior atraso nesses meus 46 anos de vida chama-se Juarez Silveira", disparou em seguida à declaração de que Silveira teria agido para emperrar as obras do Floripa Shopping.
"Eu poderia estar nas Bahamas tomando sol, mas estou aqui para ajudar a passar a limpo a cidade em que resido e que amo." O empresário levantou polêmica ao dizer ter sido vítima de pedido de propina para que recebesse a licença do shopping por agente público e que o vereador Juarez Silveira teria prejudicado outro empresário na cidade, além dele. Amastha se negou a apontar os nomes, mas aceitou fazê-lo em sigilo aos integrantes do conselho.
Também foi ouvido ontem como testemunha Itanoir Cláudio da Rosa, ex-chefe de gabinete do vereador Juarez. Ele negou ter recebido dinheiro de empresários que tinha como destinatário o vereador.O conselho ouvirá hoje os empresários Paulo Cezar (Iguatemi) e Paulo Toniolo Júnior (diretor da DVA Veículos).
(
A Notícia, 12/06/2007)