A secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente promove, a partir desta terça-feira (12/06), o curso "Análise e interpretação do ISO 14001", em Fortaleza, no Ceará. Essa é a terceira das cinco edições planejadas para cada região do país. Fortaleza sediará o curso da região Nordeste no qual participam técnicos dos órgãos estaduais de meio ambiente e do Ibama regional. Com duração de três dias, o curso vai apresentar as normas que as organizações devem seguir para receber certificação de eficiência ambiental ISO14001.
O objetivo do ministério do Meio Ambiente é capacitar os técnicos que trabalham com fiscalização, licenciamento e autorização ambiental para o entendimento do processo e da gestão para a certificação ISO 14001. "Assim os agentes ambientais vão poder compreender e atuar com as orientações dadas pela ISO para minimizar a degradação ambiental", explica a técnica da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, Fernanda Leite.
Os dois primeiros cursos foram em Curitiba e Manuas e os próximos estão agendados para São Paulo, de 26 a 28 de junho, e, Brasília, de 10 a 12 de julho. Com duração de 24 horas, o curso é estruturado em apresentações, exercícios em grupo e visita técnica a uma empresa certificada.
A certificação ISO 14001 garante o cumprimento de uma série de normas destinadas a mitigar os impactos ambientais causados pela atividades humanas. A intenção é uniformizar, registrar e monitorar os procedimentos com rigor. Os requisitos são reavaliados anualmente.
(Por Aida Feitosa, Ascom MMA, 11/06/2007)