Grande parte dos animais que hoje estão nas ruas foram abandonados por seus donos. Além da esterilização dos animais de rua, as entidades defendem a conscientização da população para a chamada Posse Responsável.
De acordo com Iane Santana, da casa de passagem Adão e Cão, recentemente fechada por falta de recursos, é fundamental o esclarecimento da população com relação à responsabilidade que representa a posse de um animal de estimação. "As pessoas normalmente não têm noção do trabalho que dá. Se encantam com um filhotinho e esquecem que o animal vai crescer e que será uma vida que vai depender da sua atenção e do seu cuidado".
Essa postura já levou Iane a negar abrigo para aqueles animais que tinham dono. "Muita gente chegava para deixar o animal dizendo simplesmente 'não quero mais'. O que eu procurava mostrar é que as coisas não são assim, que é preciso assumir a responsabilidade por aquela vida".
A idéia da Posse Responsável também é defendida pela Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o secretário Luis Eugênio Portela, a disseminação dessa idéia está embutida principalmente nas campanhas de vacinação, em que toda a política de comunicação é direcionada para mostrar aos donos de animais sua responsabilidade. "Dentro desse processo, a idéia é chamar a atenção para a importância de se respeitar todos os direitos do animal, como o cuidado à saúde, e a necessidade de carinho", diz Portela.
(Por Thiago Fernandes,
A Tarde, 10/06/2007)