O Brasil irá destinar mais cana-de-açúcar à produção de etanol na temporada 2007/08 do que na safra anterior. A produção do biocombustível deve aumentar até 12%, estimou na sexta-feira (08/06) a Organização Internacional do Açúcar (OIA), segundo informações da agência Dow Jones.
A organização acrescentou que a forte demanda por veículos bicombustíveis, em virtude da queda dos preços do etanol, está fazendo com que o País destine uma quantidade maior de cana à produção de etanol. Segundo a OIA, haverá um aumento de quase 1 milhão de toneladas na produção de cana e na disponibilidade de exportação na temporada 2007/08, que começou em maio.
A União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica) estimou recentemente que a alocação à produção de etanol será de 51,3%, em comparação a 49% na última safra. Já o Ministério da Agricultura estima que a proporção de cana voltada à produção de etanol será de 50,5%.
"Com a estimativa de uma safra de cana recorde, a disponibilidade adicional do produto irá permitir um crescimento de 12% na produção de etanol", disse a OIA. A organização projeta o excedente global de açúcar em 2006/07 em 9,1 milhões de toneladas.
(Por Deise Vieira, Agência Estado, 08/06/2007)