Uma manifestação em Berlim contra a cúpula do G8 (grupo dos sete países mais industrializados do mundo e a Rússia), realizada em Heiligendamm, no norte da Alemanha, acabou com seis detidos e dois agentes feridos, divulgaram no sábado (09/06), fontes policiais.
Cerca de 600 pessoas se reuniram no centro da capital alemã na noite de sexta-feira (08/06), horas depois do encerramento do encontro. A manifestação transcorria sem incidentes, até que alguns dos participantes começaram a jogar garrafas e pedras
contra os policiais.
A grande maioria dos manifestantes, que se deslocaram até Berlim vindos da cidade onde a cúpula foi realizada e da vizinha desta, Rostock, deixou o local sem maiores problemas.
Rostock foi palco dos protestos mais intensos contra o encontro do G8. No fim de semana anterior à cúpula, mais de 1.000 pessoas foram detidas em uma manifestação na cidade.
Nos dias subseqüentes, outros 200 manifestantes foram detidos por bloquearem estradas ou burlarem o cordão de segurança montado no balneário.
A maioria dos detidos já foi libertada, segundo fontes policiais. Oito manifestantes foram condenados a entre seis e dez meses de prisão por grave alteração da ordem e lesões corporais.
(Agência Estado, com informações da EFE, 09/06/2007)