A ministra do Meio Ambiente Marina Silva participa, a partir desta segunda-feira (11/06), de uma reunião sobre mudanças climáticas na cidade de Riksgränsen, na Suécia. O encontro é aberto aos ministros de meio ambiente de todo o mundo e tem como objetivo principal construir as bases de um futuro regime internacional do clima pós-2012, prazo em que expira o Protocolo de Quioto. Serão discutidos, entre outros temas, a construção de uma visão compartilhada sobre o futuro do ordenamento jurídico internacional sobre o clima e a construção de um mercado global de carbono para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.
Na ocasião, a ministra Marina Silva participará da sessão sobre desmatamento, onde dividirá a mesa de debates com o ministro de Meio Ambiente da Indonésia e presidente da COP-13 e MOP-3 da Convenção-Quadro sobre Mudanças do Clima, Rachmant Witoelar, e com o ministro de Meio Ambiente e Patrimônio da Austrália, Malcolm Turnbull.
Este encontro, intitulado "O Diálogo do Sol da Meia Noite sobre Mudanças Climáticas" (The Midnigth Sun Dialogue on Climate Change), vai até o 14 de junho. Ele tem como referência o Sol da Meia Noite pois, na cidade sede do evento, ocorre o fenômeno que leva o mesmo nome.
Em latitudes superiores a 80 graus, o Sol não se põe por mais de setenta dias durante o verão, ou seja, não há noites durante mais de dois meses o que explica o fenômeno.
(Ascom MMA, 08/06/2007)