O Brasil defendeu na última sexta-feira (08/06) a inclusão do Pau-Brasil (Caesalpinia echinata) no Anexo II da Convenção Internacional sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas da Flora e Fauna (Cites) na 14ª Conferência das Partes (CoP14), realizada em Haia, na Holanda.
Para o Coordenador Geral de Recursos Florestais do Ibama, José Humberto Chaves, um dos representantes da delegação brasileira na CoP14, este é um dia histórico, pois é a primeira vez que o Brasil propõe a inclusão de uma espécie nos anexos da Cites. "Há uma enorme expectativa de aprovação da proposta brasileira, pois já conseguimos o apoio dos países vizinhos e buscamos o apoio também dos Estados Unidos e dos países da União Européia", informa.
Segundo o Diretor de Florestas, Antonio Hummel, não se trata de uma espécie em extinção qualquer. “Trata-se de um símbolo nacional, que deve ser preservado”, diz. O diretor informa ainda que pau-brasil é explorado há séculos e ocorre nos domínios da Mata Atlântica brasileira.
(Ibama sede, 08/06/2007)