Mais de 800 invasores da maior terra indígena de Rondônia, a reserva Uru Eu Wau Wau, foram retirados do local nesta sexta-feira (08/06) em uma operação conjunta entre a Polícia Federal, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e a Funai (Fundação Nacional do Índio).
A reserva Uru Eu Wau Wau tem 1,8 milhão de hectares e está localizada no município de Seringueiras, no oeste do Estado, a 600 quilômetros de Porto Velho.
Segundo a assessoria de imprensa do governo de Rondônia, a terra invadida havia sido dividida em lotes e era vendida irregularmente a pequenos produtores rurais.
Os lotes ocupados tinham em média 2 a 3 hectares e eram comercializados por grileiros da região. As famílias que ocupavam a área faziam derrubadas na mata para construção de casas e cultivo de alimentos.
A PF informou que a investigação do caso começou há seis meses, a partir de denúncia feita por agentes da Funai. Os 800 invasores foram levados para instalações da Funai, da Polícia Militar e para um ginásio de esportes do município de Seringueiras.
Segundo a PF, todos serão processados por crime ambiental.
(Agência Folha, 09/06/2007)