Dentro da programação da 23ª Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura lançou na quarta-feira (6/6) a Cartilha de Educação Ambiental, publicação de 50 páginas com informações sobre resíduos, coleta seletiva, fauna, flora, espécies em extinção, arborização urbana, efeito estufa, saúde ambiental e animais domésticos. Durante o lançamento, no Paço Municipal, o prefeito José Fogaça assinou o decreto que oficializa o Comitê Gestor de Educação Ambiental da Prefeitura, organizador da cartilha.
Impressa em papel reciclado e colorido, a cartilha será distribuída a lideranças comunitárias das 17 regiões da cidade capacitadas em cursos ministrados pelo Comitê Gestor com atividades teóricas, práticas e lúdicas com temática ambiental e local. “A cartilha fará com que lideranças trabalhem localmente em escala mundial, pois serão os braços do mundo nas comunidades, desempenhando um importante papel para um projeto global de preservação ambiental”, afirmou Fogaça, ao lado do secretário municipal do Meio Ambiente, Beto Moesch.
Esta tarde, a primeira turma do curso, constituída por lideranças da Região Ilhas, recebeu os certificados de participação. O objetivo é formar cerca de 340 multiplicadores nas comunidades até dezembro de 2007.
Comitê Gestor de Educação AmbientalCom o objetivo de unificar linguagens, conceitos e valores, o Comitê Gestor de Educação Ambiental foi criado pela Prefeitura em março de 2005 com a participação de diversas secretarias e órgãos municipais. Coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), promove ações conjuntas e integradas junto à população, com trabalhos de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Fogaça observou ainda que, conforme o modelo de gestão da Prefeitura, diversos órgãos efetuam ações voltadas à educação e à preservação ambiental em seus projetos. “O governo tem um alinhamento estratégico a partir da questão ambiental, que está presente em políticas de transporte, obras, habitação ou saneamento”, explicou Fogaça.
Participam do Comitê: Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), Departamento Municipal de Habitação (Demhab), secretarias municipais de Saúde (SMS), Educação (Smed), Esportes, Recreação e Lazer (SME), Administração (SMA), Obras e Viação (Smov), Cultura (SMC), Governança, Supervisão de Comunicação Social, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).
(
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre, 06/06/2007)