Um espaço cultural voltado à educação socioambiental será inaugurado na sexta-feira (8/6), no Parque Natural Saint´Hilaire. Trata-se do Centro de Visitantes e Vivências Ambientais. A cerimônia ocorrerá às 10h com as presenças do prefeito José Fogaça e do secretário municipal do Meio Ambiente, Beto Moesch. A solenidade integra a programação da 23ª Semana do Meio Ambiente.
A construção do Centro corresponde a uma das etapas do Plano de Trabalho previsto no convênio com o Ministério do Meio Ambiente celebrado em 2003. A obra iniciou em março do ano passado. No local, foram investidos R$ 242,8 mil. O prédio possui 185 metros quadrados e conta com sala de uso múltiplo (palestras, cursos, oficinas e exposições), sala de administração, saguão de entrada, copa e cozinha, sanitários com acessibilidade e duas salas menores. Os espaços foram equipados com recursos audiovisuais e de informática. “O Centro é um local para construção do conhecimento, percepção ecológica, cidadania e vivências de grupo”, destaca Moesch.
No ato, será assinado o Decreto que institui o Sistema Municipal de Unidades de Conservação, integrado pela Smam, Conselho Municipal do Meio Ambiente e também pelas diferentes categorias de Unidades de Conservação. “Esse sistema possibilita a integração de Porto Alegre aos sistemas Estadual e Nacional, que passa a desfrutar de vantagens, inclusive tributárias”, acrescenta o secretário.
Para o evento, o acesso ao Parque Saint´Hilaire será pela entrada do Viveiro Municipal, na estrada João de Oliveira Remião, entre as paradas 5 e 6, no beco Vitorino Luis de Fraga, Lomba do Pinheiro.
(
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre, 06/06/2007)