A preocupação com a mudança climática chegou aos Prêmios Príncipe de Astúrias, com a atribuição, na quarta-feira (06/06), do prêmio Cooperação Internacional 2007 ao ex-vice-presidente americano Al Gore por seu trabalho de conscientização sobre o problema em todo o mundo. O prêmio recompensa sua "decisiva contribuição no progresso da solução dos graves problemas das mudanças climáticas que ameaçam o nosso planeta", disse o presidente do júri, o ex-chefe de governo espanhol Leopoldo Calvo Sotelo, ao ler a ata do júri.
Vice-presidente norte-americano entre 1993 e 2001, Al Gore é atualmente o presidente da organização Aliança para a Proteção do Clima. O trabalho da instituição é conscientizar sobre a importância de buscar soluções para a mudança climática, um objetivo para o qual reorientou sua vida pública.
Ganhador de um Oscar de melhor documentário com "Uma Verdade Inconveniente", com o qual deu a volta ao mundo, alertando para os riscos da mudança climática, Gore também é promotor do Live Earth. Os shows da iniciativa serão realizados em 7 de julho, em Londres, Nova York, Johannesburgo, Rio de Janeiro, Xangai, Sidney e Tóquio.
(France Presse, 08/06/2007)