O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou nesta quinta-feira (07/06) o acordo alcançado pelos líderes do G-8 na Alemanha para obter uma redução "substancial" nas emissões de gases causadores do aquecimento global. "O secretário-geral recebe com entusiasmo a notícia do acordo concluído pelos líderes do G-8, em prol de uma ação forte e rápida para combater os efeitos do aquecimento global", disseram seus assessores em comunicado.
"A aceitação pelos dirigentes de sua responsabilidade de atuar em prol de reduções e eventuais cortes de emissões de gases com efeito estufa é louvável, assim como sua intenção declarada de concluir em 2009 as negociações sobre um acordo para depois de 2012", declarou o secretário-geral, que assistiu à conferência do G-8 no balneário de Heiligendamm, na Alemanha.
Os sete países mais desenvolvidos do planeta (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Grã-Bretanha) e a Rússia, que emitem juntos 40% dos gases de efeito estufa do planeta, admitiram em comunicado que "as emissões têm que deixar de aumentar, para depois diminuir de forma significativa".
(France Presse, 08/06/2007)