O que antes era apenas um matagal está começando a ganhar cara de parque no bairro Nonoai. As obras comandadas pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) estão em estágio avançado e, até o final do mês, já devem resultar em pista de caminhada, ciclovia e estacionamento.
- Estamos trabalhando por etapas e queremos terminar essa primeira fase, com a pista de caminhada e a ciclovia, até julho. O parque, então, já será liberado para a comunidade, com cerca e iluminação - diz o vice-presidente da Cacism e secretário de Turismo e Eventos, Paulo Ceccim.
Ele explica que, antes de as obras começarem efetivamente, foi feita a drenagem na área, de 4,5 hectares, que fica entre as ruas Tamandaí e Célio Schirmer. O trabalho foi realizado para que, no futuro, as áreas em que a água se acumulava não sejam motivo de incômodo para quem usar o parque para lazer e exercícios.
Obra deve ir até o fim do ano
A expectativa de Ceccim é concluir o parque até o final do ano. Mas, antes mesmo de a pista de caminhada ser liberada, o terreno será cercado e ganhará iluminação e vigilância para garantir a segurança do local. O investimento da Cacism é de aproximadamente R$ 2 milhões.
Ao ver operários roçando parte da área do parque, alguns moradores ficaram preocupados em saber se havia autorização da prefeitura para mexer no local. O secretário de Proteção Ambiental, Carlos Rempel, garante que sim.
- A área já foi visitada três vezes, e a Cacism tem autorização para roçar. Inclusive eles receberam autorização para a retirada de pequenos arbustos e mato em geral. Técnicos disseram que isso não traria prejuízos ao arroio que tem lá. Mas vamos passar novamente no local e analisar a situação - afirma Rempel.
(Diário de Santa Maria, 06/06/2007)