Na manhã de terça-feira (5/6), a comunidade do bairro Independência comemorou um ano de tombamento da rua Gonçalo de Carvalho como patrimônio histórico, cultural e ecológico da cidade.
A atividade integrou a programação da 23ª Semana do Meio Ambiente de Porto Alegre. Na ocasião, foi assinado decreto que protege o túnel verde da rua João Mendes Ouriques, em Ipanema.
O prefeito José Fogaça participou da cerimônia e, junto com representantes da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Independência, o secretário municipal do Meio Ambiente, Beto Moesch, e vereadores da Capital, descerrou a placa de tombamento da rua Gonçalo de Carvalho. Em seguida, Fogaça assinou o decreto que declara a rua João Mendes Ouriques, em Ipanema, patrimônio ambiental.
"Com o tombamento, transformamos todo o conjunto arquitetônico, urbanístico e ecológico de algumas ruas e avenidas em patrimônio da cidade", disse o prefeito, ao explicar também que todas as ações da administração municipal são orientadas pelo conceito ambiental. Após a cerimônia, prefeito, autoridades e comunidade plantaram a muda de uma árvore pitangueira.
O túnel verde e a pavimentação existentes foram declarados como área a ser preservada e protegida, sendo proibido o asfaltamento da rua Gonçalo de Carvalho. O manejo da vegetação é de responsabilidade do órgão ambiental municipal.
Uma vez declaradas como áreas de interesse ecológico, os logradouros passam a ser Áreas de Uso Especial, definidas pelo Código Estadual do Meio Ambiente.
(Jornal JÁ, 05/06/2007)