Será lançada hoje (6/6), às 15h, a Cartilha de Educação Ambiental organizada pelo Comitê Gestor de Educação Ambiental da prefeitura. A atividade integra a programação da 23ª Semana do Meio Ambiente. O lançamento, no Paço Municipal, terá a participação do prefeito José Fogaça e do secretario municipal do Meio Ambiente, Beto Moesch.
"A Cartilha foi elaborada com linguagem acessível e é uma ferramenta para formação de multiplicadores”, explica Moesch. Em uma iniciativa pioneira no município, o material será entregue às lideranças comunitárias das 17 regiões que foram capacitadas nos cursos ministrados pelo Comitê Gestor.
A publicação é colorida, impressa em papel reciclado, com 50 páginas. O material traz informações a respeito de resíduos, coleta seletiva, fauna, flora, espécies em extinção, arborização urbana, efeito estufa, saúde ambiental e animais domésticos.
Em março de 2005, com o objetivo de unificar linguagens, conceitos e valores, a administração municipal criou o Comitê Gestor de Educação Ambiental, com a participação de diversas secretarias e departamentos municipais. Educação Ambiental é uma das ações previstas no Programa Porto Verde. No ato de lançamento da Cartilha, será ssinado o Decreto que oficializa a criação do Comitê.
O Comitê Gestor, coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), promove ações conjuntas e integradas entre os diversos órgãos e a população, com trabalhos de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Participam do Comitê: Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), Departamento Municipal de Habitação (Demhab), secretarias municipais de Saúde (SMS), Educação (Smed), Esportes, Recreação e Lazer (SME), Administração (SMA), Obras e Viação (Smov), Cultura (SMC), Governança, Supervisão de Comunicação Social, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).
(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre, 05/06/2007)