Deveria ser uma das principais preocupações, mas ainda não é. Mesmo assim, encontram-se muitos aspectos positivos quando o assunto é meio ambiente. Um desses exemplos é o projeto realizado pelos repórteres mirins da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo, que redescobriram o seu próprio ambiente, construindo uma bela exposição de fotografias, revelando aspectos muitas vezes não notados no nosso dia-a-dia. Ao final dos trabalhos, foi realizada uma mostra denominada Repórteres Mirins Revelando o Bairro-Meio Ambiente em Foco nos 80 anos de Novo Hamburgo.
Entre árvores, morros e flores, a aluna da 5,ª série da Escola Municipal Bento Gonçalves Daniela Cristine Alves, de 10 anos, fotografou uma das visões que ela tem em frente de sua escola. “Ela retrata bem a natureza. É uma paisagem que a gente admira”, exclamou. “Foi muito bom fazer este trabalho, porque a gente conheceu mais a natureza que nós temos que conservar”, completou.
RIO DOS SINOS - Já o aluno Bernardo Henrique de Mello, 11, que cursa a 6.ª série na Escola Municipal Presidente Washington Luiz, fotografou o rio que passa em seu bairro. Ele batizou sua fotografia de Reflexo da Vida. Uma metáfora que traduz exatamente a natureza que nos cerca, traçando um paralelo com a vida cotidiana. Bernardo é repórter mirim há dois anos. “Dei esse nome porque acho que o rio simboliza a vida. Vários peixes vivem lá e ele ainda reflete imagens”, disse.
Assim como Daniela, ele sintetiza a importância da natureza. “É importante que cuidem da natureza, pois ela está piorando”, argumentou. Quando perguntado se haveria algum modo de salvar o meio ambiente, ele foi enfático. “Tem que investir na educação, pois as crianças têm que aprender que não se pode machucar a natureza”, reforçou. Na sua escola, algumas alunas precisam atravessar o rio de barco para chegarem até o local.
Foram, ao todo, 44 reportagens fotográficas na mostra que integra o Projeto Imagens, Mídia e Infância-Novo Hamburgo, organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed). A proposta foi lançada aos repórteres mirins, que têm os trabalhos publicados no suplemento NH na Escola do mês de março e teve um resultado satisfatório.
Segundo a organizadora, professora e jornalista Saraí Schmidt, a proposta é colocar em evidência o olhar das crianças para o bairro onde vivem, destacando o tema da natureza e do meio ambiente.
(Jornais VS, NH e DC, 05/06/2007)