Conscientizar e ajudar a comunidade do bairro Linha 28 a preservar o Arroio Lavrado são atividades constantes do Grupo Escoteiro Paranhana, em parceria com a prefeitura três-coroense. No último sábado (2/6), os escoteiros passaram a tarde retirando lixo do arroio. Eles contaram com a ajuda dos Escoteiros Pioneiros de Veranópolis, Gravataí e Sapucaia do Sul.
Na opinião do coordenador dos escoteiros, Ederson Nunes, 28 anos, este é um dos projetos mais importantes que o grupo realiza, pois visa a preservar, além do arroio, que é afluente do Rio Paranhana, o meio ambiente. “Esse trabalho que realizamos dura pelo menos algum tempo. Conversamos com os moradores para que eles ajudem a manter o local limpo. Preservar é mais fácil”, ressalta.
A bióloga da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente Eliane Aparecida Martins dos Santos, 41, explica que o projeto teve início em março desse ano, após sugestão do grupo de escoteiros. “O grupo nos procurou e apresentou a proposta. Aceitamos e hoje temos essa parceria.’’ No sábado passado, além de retirarem o lixo, os integrantes do movimento pediram para que cada morador plantasse uma árvore às margens do arroio. As mudas podem ser adquiridas na Secretaria do Meio Ambiente. No decorrer dos meses, há sempre uma palestra no bairro sobre o tema.
Para a moradora do local Roseli Solidária, 27, a maioria dos moradores do bairro acha importante o trabalho que o grupo dos escoteiros realiza. “Acho ótimo. Nós aqui do bairro participamos das reuniões que acontecem sobre a preservação do meio ambiente. Procuramos não jogar o lixo no arroio porque polui”, salienta. O grupo de escoteiros retirou vários objetos que estavam poluindo o arroio. Até restos de sofás e de piscina plástica estavam no córrego.
(Jornais VS, NH e DC, 05/06/2007)