Formar consciência ambiental. Esse é o grande objetivo do projeto Monitores Ecológicos, desenvolvido em Esteio desde de 1997. A assistente pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Tatiana Parenti, explica que uma equipe de profissionais da Educação e da Secretaria do Meio Ambiente capacitam professores das três redes. Esses educadores levam para suas escolas atividades, oficinas e palestras trabalhando os temas: água, separação de lixo, poda de árvores e, atualmente, cuidados para evitar a dengue.
O projeto envolve crianças desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental. Na rede municipal, em cada uma das 22 escolas, um professor dedica quatro horas semanais para trabalhar o projeto Monitores Ecológicos. Ele é encarregado de formar grupos de alunos e desenvolver ações na escola e na comunidade. “Esse é um articulador.” Depois de participar de algumas atividades, os alunos recebem o título de Monitor Ecológico, tornandose divulgador das questões ambientais. Tatiana afirma que, ao longo de dez anos, o projeto tem envolvido cada vez mais estudantes. “No início, tínhamos a participação de cerca de 200 alunos, agora envolvemos 700 crianças por ano.’’
O Monitores Ecológicos oportunizou a rede a participar de outros projetos, entre eles o Dourado, do Comitesinos. A Escola Alberto Pasqualini é a representante de Esteio no Dourado. Outra atividade que os alunos participam ao longo do ano é o passeio ecológico no barco Martim Pescador. Para Tatiana, a formação dos estudantes por meio do projeto esteiense é uma forma de multiplicar a consciência ecológica. A intenção é atingir, de forma direta e indireta, 10% da população de 86 mil habitantes.
(Jornais VS, NH e DC, 05/06/2007)