O senador João Pedro (PT-AM) disse que em dois anos a China vai poluir mais do que o Estados Unidos e que "ninguém diz nada" porque aquele país está conseguindo manter um alto nível de crescimento econômico. O senador observou no entanto, que isso está ocorrendo a um preço muito alto, de "terra arrasada"
No Dia Mundial do Meio Ambiente, o senador lamentou que poucos países consigam conciliar crescimento com preservação do meio ambiente, depois de citar notícia desta terça-feira (05/06) do jornalFolha de S. Paulo sobre os problemas de poluição dos chineses.
João Pedro disse esperar que o presidente George W. Bush esteja realmente mudando suas idéias sobre meio ambiente e os norte-americanos possam finalmente contribuir para uma reversão do lançamento de gases tóxicos na atmosfera, que aumentam o aquecimento do planeta.
Depois de prestar homenagem a Chico Mendes e à irmã Dorothy Stang por sua luta ambiental e em favor dos mais humildes, o senador festejou o fato de o seu estado - o Amazonas - ter comprometido "apenas 2% de suas florestas". Informou que o governador do Amazonas lançou nesta terça-feira (5) novos programas que vão ajudar a preservar as florestas do estado.
Para ele, felizmente ficaram para trás os anos em que grandes empresas eram saudadas por instalarem fazendas de gado na Amazônia. Observou que a Zona Franca de Manaus conseguiuimplantar indústrias não poluentes e hoje elas faturam por ano cerca de US$ 23 bilhões, gerando empregos em uma região pobre.
(Por Eli Teixeira, Agência Senado, 05/06/2007)