A Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, via Corsan, em parceria com a prefeitura de Xangri-Lá e empresários do setor da construção civil, vai executar as obras de coleta e tratamento de esgotos do município para atender aos 15 novos condomínios que devem ser construídos. O acordo foi firmado na manhã desta terça-feira (5/6) no gabinete do secretário de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, e contou com a presença do presidente da Companhia Mário Freitas, do secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Luís Augusto Lara, do prefeito Edson Pedroso Machado, do diretor de Expansão da Corsan Sérgio Klein e de vários empreendedores do ramo da construção.
A reunião ocorreu exatamente um mês após o primeiro encontro, no mesmo local, em que a Corsan havia se comprometido de entregar ao prefeito o estudo de concepção para que a prefeitura tivesse condições de elaborar o plano municipal de saneamento. "Após a prefeitura faria audiência pública no município e teria condições de assinar o novo Contrato de Programa com a Corsan.
Imediatamente após, o município estaria credenciado a receber o projeto executivo das obras, possibilitando assim a implantação do sistema de esgoto sanitário", observou o presidente da Companhia.
Conforme o secretário Marco Alba, o Estado tem interesse em executar as obras em Xangri-Lá porque, além de ser uma das principais praias do Litoral, investe em saneamento básico com a finalidade de preservar o meio ambiente e a balneabilidade das águas e, principalmente, "gerar centenas de empregos diretos e outros tantos indiretos com a construção de 4.200 novas residências o que, certamente, vai potencializar ainda mais o turismo da região", destacou.
O prefeito Edson Pedroso demonstrou a satisfação da maneira como o secretário Marco Alba agilizou o pleito junto à Corsan que "há mais de quatro anos vem batalhando para ver realizado. Agora somos recebidos com respeito e muito bem tratados. Esta parceria nos interessa porque quem sai ganhando é toda a população de Xangri-Lá", frisou o prefeito.
O presidente da Corsan informou ainda que após a assinatura do contrato de programa, a Companhia autoriza a contratação do projeto executivo no valor de R$ 400 mil, que deve estar concluído no início de novembro.
(Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, 05/06/2007)