A empresa Vale do Caí Energia S/A, criada pelos municípios de Harmonia, Tupandi, São José do Sul e Pareci Novo, está finalizando a parte burocrática do projeto do biodigestor. Com envio de documentos para uma empresa da Alemanha que patrocinará a construção da estrutura e liberação prévia dos órgãos ambientais já obtida, a coordenação da proposta prevê que os recursos estejam liberados em no máximo 60 dias, com os trabalhos se iniciando em seguida.
O biodigestor é um estrutura composta por construções arredondadas de concreto e sete lagoas de decantação e será instalado na propriedade do agricultor Vanderlei Gräs, na comunidade de São Benedito, interior de Harmonia. “O biodigestor processa os dejetos que resultam da criação de suínos e são altamente poluidores. O equipamento trabalha este composto, dando origem a adubo orgânico para lavouras com a parte sólida dos dejetos, e à energia elétrica e gás veicular com os gases liberados no processo, que serão comprados por distribuidoras que trabalham com estes produtos”, explica o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Harmonia, Antônio Kunzler.
“A água que sobra tem 99% dos coliformes fecais eliminados e pode voltar ao meio ambiente sem nenhum problema para a natureza”, acrescenta. Kunzler explica que o Rio Grande do Sul está viabilizando três projetos de biodigestores, estando o de Harmonia na fase mais adiantada. Os demais serão construídos nos municípios de Travesseiro e Capitão. “Só para termos uma idéia, apenas o nosso município cria 60 mil suínos por ano, que geram 420 mil litros de dejetos a cada 12 meses”, acrescenta o secretário, destacando que o município não consegue mais absorver a quantidade de dejetos produzida. “Com o biodigestor, eliminamos o risco deste material todo acabar contaminando o meio ambiente”, conclui Kunzler.
(Jornais VS, NH e DC, 05/06/2007)