Cerca de 50 militares do 2º Batalhão de Engenharia do Exército estão em Cabrobó (PE) desde a semana passada preparando a infra-estrutura de alojamento para o início das obras de transposição do Rio São Francisco. A construção de dois canais de aproximação do rio com as estações de bombeamento de água está programada para começar no próximo dia 25, segundo o comandante da operação, major Aristócles Pessoa.
Os trabalhos do Exército devem ser concluídos em 31 de agosto de 2008. Após a instalação da tropa, começará o trabalho de topografia, onde serão delimitadas áreas a serem desmatadas e realizados os primeiros serviços de construção da barragem. “A primeira fase dos serviços vai mobilizar 140 homens, depois, a medida que o projeto avançar chegarão mais 290 militares e no final outros 280 se integrarão ao efetivo", disse Pessoa.
De acordo com o major Manoel Valetim, chefe de comunicação social do 1º Grupamento de Engenharia de João Pessoa, na Paraíba, os militares foram bem recebidos pela população de Cabrobó e o prefeito do município, Eudes Caldas, colocou a disposição do exército o quer for necessário para agilizar o andamento dos trabalhos.
(Por Marcia Wonghon, Agência Brasil, 05/06/207)