A Petrobras vai investir cerca de R$ 3 bilhões até 2012 para ampliar as atividades de exploração e desenvolvimento da produção na Província Petrolífera de Urucu, na região amazônica.
A informação é da gerente-executiva de Exploração e Produção da estatal para a região, Solange Guedes. “Para ampliar nossas atividades, estamos aguardando com interesse a próxima rodada de licitação a ser realizada pela Agência Nacional de Petróleo , Gás e Biocombustíveis [ANP]. Nós temos interesse na ampliação, principalmente nas bacias do Solimões e do Amazonas”, acrescentou.
Guedes destacou, ainda, que a estatal já está pronta para produzir de 500 a 600 mil metros cúbicos de gás natural por dia no Campo Azul – o que marcaria a primeira produção de gás no Amazonas fora da Província de Urucu. "Toda a nossa produção estava concentrada em Urucu. Agora, esperamos fechar contrato com uma térmica que opera na área e gerar energia para pequenas comunidades e empresas situadas nas imediações", informou.
A Província Petrolífera de Urucu, distante 650 quilômetros a sudoeste de Manaus, possui 60 poços que produzem em média 56,6 mil barris de petróleo e 9,7 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Esse volume faz do Amazonas o segundo produtor terrestre de petróleo e o terceiro produtor nacional de gás natural.
(Por Nielmar de Oliveira, enviado especial, Agência Brasil, 05/06/2007)