O panfleto mensal editado e distribuído pela bancada petista na Assembléia Legislativa foi lançado nesta terça-feira (05/06), Dia Mundial do Meio Ambiente, e tem como foco central críticas à gestão ambiental da governadora Yeda. Segundo o material, cuja tiragem é de 100 mil exemplares, a atual governadora não tem compromissos com a proteção ambiental. Para a bancada petista, a liberação indiscriminada do plantio em larga escala de árvores exóticas, desconsiderando o projeto de zoneamento ambiental elaborado pela Fepam, é ilegal e pode colocar em risco o equilíbrio ambiental de uma área importantíssima do Estado, conhecida como Bioma Pampa.
O PT defende a adoção imediata do zoneamento ambiental da Fepam e já representou junto ao Ministério Público Estadual, denunciando o descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) pelo decreto que libera o plantio indiscriminado dos eucaliptos. A publicação repercute, também, as péssimas condições em que se encontra a universidade estadual, a Uergs; denuncia as contradições do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que tramita na Assembléia por iniciativa do Executivo, e alerta para a possibilidade de que a CPI dos pedágios não cumpra os seus objetivos por falta de vontade política da maioria governista.
O panfleto traz, ainda, uma lista de perguntas não respondidas pelo presidente do Banrisul quando esteve no parlamento para se explicar sobre as denúncias apresentadas pelo vice-governador Paulo Feijó. O material pode ser encontrado no site da bancada, cujo endereço é www.ptsul.com.br
(Por João Ferrer, Agência de Noticias AL-RS, 05/06/2007)