O secretário estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou ontem medidas ecológicas para o Rio. As ações serão concentradas no trânsito, já que, segundo estudo da UFRJ, 77% da poluição do ar do Rio partem dos automóveis. Em agosto, a emissão de ruídos de carros e ônibus passará a ser fiscalizada e, a partir de 2008, veículos poluidores serão reprovados na vistoria do Detran-RJ. Atualmente esse critério não faz parte da análise.
Um grupo de alunos da rede estadual, sob orientação de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, mediu ontem a poluição sonora em Copacabana. Resultado: 80 decibéis, 45% acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Hoje as comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente se intensificam.
Ontem, em Copacabana, Minc defendeu o transporte coletivo, anunciou meta de ampliar os 450 mil passageiros diários de trem e metrô para 1,3 milhão e avisou que combustível adulterado será crime ambiental.
O governador Sérgio Cabral oficializou outras três medidas para o desenvolvimento sustentável do estado: obrigatoriedade do uso de madeira certificada em obras públicas; municipalização do licenciamento ambiental e obrigatoriedade de empresas fazerem inventário dos gases-estufa.
Para devolver ao meio ambiente o que já foi degradado, 40 jovens que participam do projeto social Jardineiros Residentes, do Jardim Botânico, plantaram 250 mudas de espécies da Mata Atlântica na estrada de acesso ao Corcovado. Segundo a gestora de projetos Mônica Teixeira Marinho, a área foi destruída por estacionamento irregular. A meta é repor mil árvores.
(O Dia, 05/06/2007)