Uma inspeção em caminhões movidos a óleo diesel que abastecem a Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), na zona oeste de São Paulo, deu início ontem à Operação Inverno 2007 promovida pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), a agência ambiental paulista.
A cerimônia, no final da manhã, teve a presença do governador José Serra (PSDB) e do prefeito Gilberto Kassab (DEM). Os dois vestiram máscaras para acompanhar as medições de poluentes emitidos no ar pelos veículos inspecionados.
O objetivo da operação é medir o lançamento, pelos veículos, de material particulado e evitar o aumento de sua concentração na atmosfera .
InternaçõesNesta época do ano, as condições meteorológicas são desfavoráveis à dispersão dos poluentes no ar. Essas partículas penetram no aparelho respiratório das pessoas e são um dos principais motivos de internação de crianças e de idosos no inverno.
De acordo com a Cetesb, os veículos movidos a diesel são responsáveis por 40% das partículas inaláveis presentes no ar da Grande São Paulo. A ação de ontem teve caráter apenas educativo, isto é, não foram aplicadas multas.
A operação segue até 26 de setembro. No total, cerca de 200 profissionais participarão das blitze, que ocorrerão principalmente em rodovias.
MultaOs veículos que forem flagrados emitindo fumaça preta acima dos padrões estabelecidos na legislação serão multados em 60 Ufesps (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo), o equivalente a R$ 853,80.
Esse valor dobra em caso de reincidência.Levantamento realizado pela Cetesb, por meio de sua rede de estações de monitoramento da qualidade do ar, indica que a frota de veículos é a principal fonte de poluição do ar.
Em 2006, a frota foi a responsável por 97% do monóxido de carbono encontrado na atmosfera da região.
(
Estado de S. Paulo, 05/06/2007)