O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem (04/06), durante o programa de rádio "Café com o Presidente", que quer discutir na Alemanha, na reunião do G8, um fundo de compensação para os países em desenvolvimento e os países pobres que diminuíram o desmatamento.
"Que [os países] sejam compensados financeiramente para que a gente possa aplicar um modelo de desenvolvimento limpo que não seja um modelo que cause grande emissão de gases no planeta", afirmou.
Para Lula, é preciso começar a dizer algumas coisas que parte do mundo desenvolvido não quer discutir.
"Primeiro, é que 65% de emissão de gases na atmosfera são feitas pelos países ricos, portanto, cabe a eles maior responsabilidade para despoluir o planeta. Segundo, quando se trata de desmatamento, se a gente pegar a floresta existente há oito mil anos no planeta Terra, vamos perceber que a Europa só tem 0,03% da floresta e que o Brasil ainda tem mais do que 60% da floresta. Nós tivemos um aumento de responsabilidade, estamos cuidando disso com muito carinho, nos últimos dois anos já diminuímos o desmatamento em 52%."
O presidente ainda falou sobre sua visita à Índia. "Nós estamos assumindo um compromisso --Índia e Brasil-- de chegarmos até 2010 com a balança comercial de US$ 10 bilhões. Hoje são US$ 2,5 bilhões. Portanto nós temos um chão enorme para percorrer. Estamos aqui com cem empresários e acredito que vamos estabelecer uma relação muito forte com a Índia."
(
Folha Online, 04/06/2007)