No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje, Zero Hora publica duas histórias de esforço para preservar a natureza do Estado e aumentar o nível de consciência da população a respeito das questões ambientais e dos riscos da degradação.
São dois exemplos: o caso de uma rua tombada pela prefeitura de Porto Alegre como patrimônio inviolável da cidade pela beleza de suas árvores, que formam um túnel verde no local, e o de um grupo de alunos de uma escola de Canoas que passeia pelo Guaíba para entender como a poluição ameaça a vida.
Túnel verde na Zona Sul será preservado
A Rua João Mendes Ouriques, na zona sul de Porto Alegre, terá sua beleza reconhecida oficialmente. Por meio de um decreto, o túnel verde que emoldura a via de paralelepípedos em Ipanema será transformado em Patrimônio Histórico, Cultural e Ecológico da cidade. O prefeito José Fogaça fará a assinatura do documento na manhã de hoje, durante a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente.
O reconhecimento oficial dos túneis verdes garante um escudo contra intervenções que ameacem suas características, segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Beto Moesch. As construções não ficam proibidas, mas serão analisadas de forma mais criteriosa antes da emissão das licenças ambientais.
A arborizada via de aproximadamente mil metros de extensão está localizada no Loteamento Jardim Isabel, em Ipanema. Com 109 árvores, metade delas tipuanas, a comunidade solicitou que a João Mendes Ouriques recebesse a distinção.
- Antes de morar na Zona Sul, há 10 anos, eu vinha do Centro para passear aqui aos finais de semana - afirma Antonio César Gargioni Nery, 55 anos, um dos responsáveis pelo pedido de tombamento.
Um passeio por mais consciência ambiental
Na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, 39 crianças e adolescentes de Canoas receberam uma dose extra de informações sobre proteção ambiental. Eles participaram ontem de um passeio de barco que percorreu o Arroio das Garças, o Rio Gravataí e o Guaíba, com o objetivo de ver de perto os focos de poluição nesses locais.
O grupo de estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Fátima, acompanhado por pais e professores, também navegou por áreas em melhores condições de preservação do Parque Estadual Delta do Jacuí.
Eles assistiram a uma palestra sobre poluição, prevenção à dengue, destinação correta do lixo e aquecimento global, ministradas por técnicos da Secretaria de Preservação Ambiental de Canoas.
- Na próxima semana, vamos ouvir o relato deles, para que repassem as informações aos outros alunos - afirma a diretora da instituição, Nina Rosa Crasoves Lima.
Participaram alunos de 4ª a 8ª séries, com idades entre 10 e 15 anos. O passeio fez parte de um projeto ambiental da escola e integrou o programa promovido há três anos pela ONG Associação para Pesquisa de Técnicas Ambientais (Apta).
- Também queríamos mostrar a eles que nós não temos nada a comemorar neste dia (do Meio Ambiente) - explica Clóvis Braga, presidente da Apta.
Saiba mais
Por meio de decreto municipal, os logradouros passam a ser considerados Patrimônio Histórico, Cultural e Ecológico da cidade
A primeira via a receber esse reconhecimento em Porto Alegre foi a Gonçalo de Carvalho, no dia 5 de junho do ano passado. Hoje, a prefeitura assina o decreto tombando a segunda rua na Capital, a João Mendes Ouriques
As construções não são proibidas, mas qualquer intervenção que ameace a paisagem do local é vetada. A manutenção das árvores recebe atenção especial. Podas só podem ser realizadas com o intuito de preservar a arborização
Na João Mendes Ouriques, o asfaltamento da via não é proibido. Mas uma pavimentação futura, se for realizada, não pode prejudicar o desenvolvimento das árvores
Próxima rua a ser tombada: Marquês do Pombal (Floresta, Moinhos de Vento, Auxiliadora e Higienópolis)
Outras vias em análise para tombamento pela Smam: Dona Laura, Avenida Polônia e Machado de Assis
(Zero Hora, 05/06/2007)