O aniversário de um ano de tombamento da Rua Gonçalo de Carvalho como patrimônio histórico, cultural e ecológico será comemorado amanhã (5/6), às 9h30, no acesso ao Shopping Total. A atividade integra a programação da 23ª Semana do Meio Ambiente de Porto Alegre.
O túnel verde e a pavimentação existentes foram declarados como área a ser preservada e protegida, sendo proibido o asfaltamento da Rua Gonçalo de Carvalho. O manejo da vegetação é responsabilidade do órgão ambiental municipal.
No mesmo ato, será assinado o Decreto que protege o túnel verde da Rua João Mendes Ouriques, em Ipanema. Uma vez declaradas como áreas de interesse ecológico, os logradouros passam a ser Áreas de Uso Especial, definidas pelo Código Estadual do Meio Ambiente.
À tarde, às 15h, no Parque Marinha do Brasil, junto ao Lago da Saudade (entrada pela Rua Borges de Medeiros, em frente ao Flat Millenium), a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Porto Alegre, em parceria com a Smam, desenvolvem o Projeto Árvore é Vida. O ato contará com a presença da governadora Yeda Crusius e do secretario Beto Moesch e prevê o plantio de um arboreto. Arboreto é um jardim com coleções de plantas, mantidas e ordenadas cientificamente, em geral documentadas e identificadas, em local aberto ao público, com as finalidades de recreação, educação e pesquisa.
A palestra “O desastre do Rio dos Sinos” está marcada para as 19h, na sede da Famurs (Rua Marcílio Dias, 574). O professor Uwe Hurst Schultz desenvolverá o tema. Formado em Biologia, com ênfase em ecologia pela universidade de Konstanz e Bielefeld, na Alemanha, trabalha atualmente na área de ecologia de peixes, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Às 19h45min, a engenheira química Rosele Neetzow fala de “Produção mais limpa x geração de resíduos: como ser competitivo?”. Rosele é coordenadora de Assessoria Técnica e Tecnológica do Senai e mestre em Ecologia, pela UFGRS. As palestras têm acessibilidade universal, com rampas para portadores de deficiência e intérprete em Língua Brasileira de Sinais (libras). Todas as atividades são gratuitas.
A 23ª Semana do Meio Ambiente desenvolve o tema “Mudanças... Climáticas ou Comportamentais? Uma visão local” até 11 de junho, com palestras, passeio ciclístico, caminhada ecológica, shows, oficinas, plantios e homenagens.
(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre, 04/06/2007)