O prefeito José Fogaça abriu no início da noite de ontem (4/6) a 23ª edição da Semana do Meio Ambiente, na sede da Famurs. Com o tema “Mudanças... Climáticas ou Comportamentais? Uma visão local”, até o dia 11, a programação inclui palestras, passeio ciclístico, caminhada ecológica, shows, oficinas, plantios e homenagens.
Ao lado do secretário municipal do Meio Ambiente, Beto Moesch, Fogaça defendeu a abordagem local sobre o aquecimento global e reafirmou o compromisso da Prefeitura com a questão ambiental, um dos eixos prioritários das ações do governo. “Porto Alegre não pode abrir mão de ser a cidade da educação ambiental. Esta temática está no centro vital do governo, que tem uma estratégia voltada para a questão ambiental em todas as suas ações, como políticas públicas de transporte coletivo e saneamento básico”, explicou o prefeito, que participou do plantio de árvores junto com servidores da Smam na Rua Múcio Teixeira, próximo à Famurs.
Entre as ações previstas para a Semana, estão o lançamento da Cartilha de Educação Ambiental da Prefeitura e a assinatura dos decretos que institui o Sistema Municipal de Unidades de Conservação (Smuc) e o que institucionaliza o Comitê Gestor de Educação Ambiental.
Depois da abertura, foi realizada a palestra “Ecologia Individual, Social e Ambiental: o Desafio do Amanhã”, desenvolvido pelo psicólogo e antropólogo Roberto Crema, vice-reitor da Rede Unipaz, composta por diversas unidades e foi criada para disseminar uma cultura de paz, a partir do paradigma transdisciplinar e holístico. A programação de hoje foi encerrada com o seminário do Código Municipal do Meio Ambiente, com o tema qualidade do ar, e um coquetel de confraternização.
(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre, 04/06/2007)