Em solenidade na tarde desta segunda-feira (4/6), no auditório do anexo Othelo Rosa do Centro Administrativo Fernando Ferrari, funcionários e autoridades comemoraram os 17 anos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam) com o lançamento do primeiro periódico técnico-científico da instituição, Fepam em Revista. O evento integra as comemorações da Semana Estadual do Meio Ambiente, coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente.
A diretora-presidente Ana Pellini disse que a Fepam é o resultado do esforço da luta de muitos, lembrando ambientalistas como Henrique Luis Roessler, padre Balduíno Rambo e José Lutzemberger, que atuaram em defesa do meio ambiente no Rio Grande do Sul. Destacou ainda a difícil missão da instituição, que precisa compatibilizar o conflito de interesses com a preservação do meio ambiente, situação que não acontece apenas no Estado, mas no Brasil e no mundo. Ao comentar o lançamento da publicação Fepam em Revista, Pellini afirmou que a periódico é um canal de informações para a sociedade e um diferencial teórico para as futuras gerações.
Como presente de aniversário, Pellini anunciou a elaboração de um projeto arquitetônico da nova sede da Fepam no Jardim Botânico e a doação de R$ 300 mil para recuperar a rede de monitoramento da qualidade do ar. Os funcionários comemoraram também a marca de 129 mil licenças emitidas nos últimos 17 anos.
O secretário de Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, destacou a missão da governadora Yeda Crusius de instituir uma política de desenvolvimento para o Estado que contemple também a preservação do meio ambiente. Enfatizou o respeito conquistado pela Fepam junto à comunidade científica e o saber da instituição, pelo conhecimento de seu quadro técnico.
Criada pela Lei 9.077 de 4 de junho de 1990 e implantada em 4 de dezembro de 1991, a Fepam tem suas origens na Coordenadoria do Controle do Equilíbrio Ecológico do Rio Grande do Sul e no antigo Departamento de Meio Ambiente (DMA) da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente (hoje, Secretaria da Saúde). A Fepam é a instituição responsável pelo licenciamento ambiental no Rio Grande do Sul e desde 1999 está vinculada à Secretaria do Meio Ambiente.
Estiveram presentes o secretário Carlos Otaviano Brenner de Moraes, o secretário substituto do Meio Ambiente, Francisco Luiz da Rocha Simões Pires, a diretora-presidente da Fepam, Ana Maria Pellini, a diretora técnica, Maria Elisa Santos Rosa e o diretor-administrativo, Tupy José Feijó Neto.
O evento contou ainda com a participação do presidente da Fundação Zoobotânica, Luis Gheller, o coordenador do Centro de Apoio de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, Alexandre Saltz, representando o procurador-geral Mauro Renner, o secretário de Irrigação, Rogério Porto, o diretor de Portos e Hidrovias do RS, Roberto Falcão Laurino, o representante do Sindigraf, Lourival Reis, o representante da Farsul no Consema, Ivo Lessa, o representante da Sociedade dos Mineradores de Areia do Rio Jacuí, Nestor Halmenschlager, e os ex-presidentes da Fepam, Vera Verena Nygaard e Antenor Ferrari, além do ex-diretor do Departamento de Meio Ambiente (DMA) da Secretaria da Saúde, Vladimir Ortiz da Silva.
(Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, 04/06/2007)