Propostas de empresas, escolas, instituições de governo e Organizações Não-Governamentais para reduzir os impactos do aquecimento global na Terra foram debatidas na tarde desta segunda-feira (04/06), em seminário na capital pernambucana. O evento, promovido pelo governo de Pernambuco, em parceria com a prefeitura do Recife, Sociedade Nordestina de Ecologia, Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência e Federação das Indústrias do Estado, marca a abertura oficial da semana do meio ambiente.
De acordo com o meteorologista José Oribe Aragão, do Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep), a idéia é apresentar alternativas que possam ser adotadas com a finalidade de evitar conseqüências desfavoráveis à vida no planeta, como as mudanças climáticas, estiagens, furacões e enchentes.
Ele destacou que cada pessoa deve contribuir, com atitudes individuais, para garantir a proteção ambiental. “Pequenos gestos como redução do consumo de energia e água, além do uso do transporte público são algumas das opções para preservar o meio ambiente”, disse ele.
A programação da semana do meio ambiente também inclui palestras em escolas, exposições de painéis, projeção de vídeo, oficinas, apresentações culturais e plantio de mudas de árvores nativas. As ações serão em Recife e Olinda, no Espaço Ciência, Parque Dois Irmãos e Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Outras iniciativas de preservação ambiental, a exemplo de reflorestamento de áreas degradadas, também estarão sendo realizadas até sexta-feira (8) em 50 municípios do interior e no arquipélago de Fernando de Noronha.
(Por Marcia Wonghon, Agência Brasil, 04/06/2007)