A Escola Bom Pastor, localizada na Linha Brasil, interior de Nova Petrópolis, fez o lançamento, na manhã de sábado (2/6), do projeto Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. A atividade, acompanhada pelo prefeito de Nova Petrópolis, Luiz Irineu Schenkel (PSDB), integrou a programação oficial da Semana do Meio Ambiente do município, conhecido como a Cidade Jardim da Serra Gaúcha.
A semana de atividades deste ano, que termina na próxima quinta-feira, tem como tema o Aquecimento Global e promove a discussão sobre o que cada pessoa pode fazer para amenizar seus efeitos. As atividades também incluíram a Rústica do Meio Ambiente. A Semana do Meio Ambiente está sendo organizada pelas Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Desporto e Agricultura e Meio Ambiente.
O biólogo e professor Carlos Frozi, idealizador do Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, explica que a idéia surgiu pelo fato de o assunto ser tratado em uma das disciplinas que trabalha em sala de aula. ‘‘Com esse projeto, pretendemos que os alunos exercitem a separação do lixo onde quer que estejam, na escola, em casa, ou nas horas de lazer’’, comenta Frozi.
O administrador da Escola Bom Pastor, Adriano Antônio Fiorini, lembra que o projeto é ainda mais amplo. ‘‘Além de orientar sobre a separação do lixo, o programa ensina sobre o seu destino adequado, que gera recursos financeiros para a escola. É mais uma forma dos alunos aprenderem sobre economia, mesmo com o lixo’’, disse Fiorini. Segundo ele, é estimulado entre os alunos evitar o consumismo de propiciam uma alimentação mais adequada. ‘‘E o mais importante, nossos alunos levarão para casa o que aprendem na escola’’, lembra o administrador.
(Jornal NH, 04/06/2007)