Localizado no bairro Quatro Colônias em Campo Bom, paralelamente à RS-239, o Arroio Quatro Colônias (também conhecido como Arroio Wilbert) pode estar sendo mais um alvo de problemas ambientais na região. A denúncia contra uma empresa beneficiadora de couros, suspeita do possível crime, foi feita por moradores e encaminhada ao Ministério Público. A Secretaria do Meio Ambiente explicou que ainda não houve constatação de qualquer tipo de poluição e que só fará pronunciamento caso a degradação seja confirmada.
A empresa denunciada ainda teria uma Licença de Operação da Fepam, que autoriza o lançamento de três metros cúbicos de efluentes líquidos industriais ao dia com validade até o ano de 2010. Além disso, uma empresa particular entrou com processo em relação à suspeita do possível dano ambiental. A denúncia dá conta de que a empresa em questão estaria depositando dejetos fora de horário no arroio, causando cheiro forte e alterando a coloração da água. Conforme informou o empresário Olegario Trott, que reside próximo à área, todos os órgãos responsáveis foram acionados. ‘‘Fomos informados que um inquérito foi instaurado, mas até agora nada foi constatado’’, destacou.
Segundo Trott, o odor aumenta às sextas-feiras à tarde, após o expediente comercial. Ele afirmou, também, que os dejetos estariam acabando com a fauna e a flora do local. ‘‘Nem o mosquito da dengue sobrevive a essa água’’, disse.
(Jornal NH, 04/06/2007)