O Instituto Martim Pescador promoveu, durante todo sábado (2/6), atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente, na Rua da Praia, em São Leopoldo. O evento foi realizado junto do Grupo de Educação Ambiental da Unisinos. Trilhas, oficinas e as demais programações tiveram o intuito de conscientizar para a importância da preservação, além de resgatar a convivência dos leopoldenses com a Rua da Praia, local que teve papel importante na história do município.
Foram realizadas duas trilhas ecológicas durante a manhã e outra à tarde pelos arredores da Rua da Praia. A oficina de papel reciclado também agregou os dois turnos do dia. Conforme o presidente do Instituto Martim Pescador, Henrique Prieto, a proposta foi realizar atividades diferenciadas. “Pra nós do Instituto sempre é Semana do Meio Ambiente. E com as visitas que tivemos já conseguimos mais parceiros para os mutirões no Rio dos Sinos, como o grupo de escoteiros de Esteio”, contou.
APRIMORAR - A oficina de papel reciclado teve a participação de professoras e participantes do Projeto Qualidade de Vida da Escola Olímpio Vianna Albrecht. “O pessoal se mostrou muito interessado. É uma forma alternativa para trabalhar com os alunos delas, repassando os conhecimentos”, destacou a bióloga do Instituto, Janine Fregapani Barbosa.
Carla Denise da Silva, de 42 anos, integrante Projeto Qualidade de Vida da Olímpio, era uma das participantes da oficina. “Já havia participado de palestras sobre o assunto, mas aqui estamos aprimorando o trabalho para podermos com os filhos e as crianças da escola”, ressaltou.
Flávia da Silva, 37, também pertencente ao grupo da Olímpio, só conhecia os métodos de reciclagem por meio da televisão. “Assim repassaremos a lição a toda a escola.” Em outra parte da Rua da Praia, à beira do Rio dos Sinos, o grupo de Educação Ambiental da Unisinos promovia debates sobre o rio.
(Jornal ABC, 04/06/2007)