O empenho da Emater/RS-Ascar na capacitação de técnicos e agricultores em Irrigação foi destacado nesta sexta-feira (1/6), durante a interiorização do governo do Estado em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. De acordo com a governadora Yeda Crusius, a capacitação é a base para que o sucesso do Programa Estadual de Irrigação e Usos Múltiplos da Água. “Em breve, teremos o início das primeiras obras de infra-estrutura para construção de barragens e açudes”, afirmou. O presidente da Emater/RS, Mário Ribas do Nascimento, e o diretor administrativo, Cilon Fialho da Silva, acompanharam, durante todo o dia, as audiências relativas ao setor primário.
Para o secretário da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Rogério Porto, a experiência vivenciada nas capacitações pela Emater/RS-Ascar é o verdadeiro exemplo de integração entre os órgãos do governo. De acordo com Nascimento, os responsáveis técnicos regionais pelos projetos de irrigação já foram capacitados e estão desenvolvendo, neste mês, os treinamentos para os extensionistas dos escritórios municipais. Até o final do ano, os agricultores recebem informações para a implantação dos primeiros açudes para irrigação nas propriedades.
O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Valmir Netto Wegner, e o adjunto, Álvaro Mallmann, também acompanharam as atividades.
Técnicos da Emater da região de Erechim treinam agricultores em Erechim
A Emater/RS-Ascar, via Escritório Regional de Erechim, promove de segunda (4/6) a quarta-feira (6), a primeira etapa do Curso de Irrigação para 35 técnicos da região, no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre). Durante os três dias, serão repassadas orientações sobre água e solo, parâmetros de irrigação, dimensionamento de projetos de irrigação por aspersão, microaspersão e gotejamento, entre outros temas. Esses técnicos serão multiplicadores, nos seus municípios, dos conhecimentos recebidos no curso.
O curso faz parte do Programa Estadual de Irrigação e será ministrados pelos agrônomos da Emater/RS-Ascar, Luiz Antônio Busatta, Ari Bigolin, Ademar Gromann e Hamilton Centeleghe, que já foram capacitados. Uma das partes do programa é qualificar e motivar técnicos e produtores para a busca de alternativas adequadas de uso da água. De acordo com Luiz Busatta, a irrigação na Região de Erechim, no momento, é voltada para hortigranjeiros. Mas, segundo ele, o programa pretende estender a irrigação para outras culturas, como feijão, milho e pastagens.
(Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, 01/06/2007)