Pela primeira vez na história, a lavoura de arroz terá um representante no Conselho Nacional de Recursos Hídricos, órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. No domingo (3/6), em evento na cidade de Foz do Iguaçu (PR), o engenheiro do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) Valery Pugatch assume uma vaga na Câmara Técnica de Gestão de Recursos Hídricos Transfronteiriços. O evento vai até o dia 6, no Paraná.
A reunião ocorre paralelamente ao encontro trinacional de gestão de recursos hídricos, entre Brasil, Paraguai e Argentina. Pugatch representará a categoria dos irrigantes. “Há anos o setor arrozeiro gaúcho buscava representação para participar das decisões voltadas aos recursos hídricos”, afirma. As reuniões da Câmara Técnica discutem as normas que serão adotadas para o setor no uso da água, um dos principais insumos da lavoura de arroz.
O Conselho Nacional de Recursos Hídricos é um colegiado que desenvolve regras de mediação entre os diversos usuários da água sendo, assim, um dos grandes responsáveis pela implementação da gestão dos recursos hídricos no país. Por articular a integração das políticas públicas, é reconhecido pela sociedade como orientador para um diálogo transparente no processo de decisões no campo da legislação de recursos hídricos.
(Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, 01/06/2007)