A Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico Sustentável vai fazer um diagnóstico da situação atual dos rios catarinenses. Esses dados farão parte do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH/SC), que deve garantir o uso racional e a conservação das bacias e regiões hidrográficas.
O trabalho de 18 meses será feito pela empresa Magna Engenharia, contratada pelo governo com verba garantida pelo Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA). Todos os usuários de água podem participar com propostas por meio de encontros, consultas públicas e o envio de sugestões e opiniões.
A proposta é definir um cenário futuro desejado para os recursos hídricos catarinenses, estabelecendo as prioridades de ações, que orientem o uso racional, ecológico e econômico da água, para o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina.
"É necessário que a sociedade se envolva, participe, faça parte dos processos, apontando as propostas e as soluções possíveis na sua região, já que ela será a principal beneficiada", afirma o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, deputado Jean Kuhlmann.
Os técnicos responsáveis pela elaboração do plano já visitaram Araranguá, Urubici e Lages para coletar informações atuais nas secretarias regionais, em entidades ou nos comitês de gerenciamento de bacias.
O processo de mobilização social para a discussão do plano terá dez encontros preparatórios, nos quais será discutido o diagnóstico dos recursos hídricos do Estado; discussões locais e regionais; e a realização de dez consultas públicas. Nos últimos encontros, as discussões serão registradas num documento.
Os interessados em participar das discussões devem se cadastrar através do site www.aguas.sc.gov.br/perh – no link boletim informativo. As sugestões devem ser enviadas para o e-mail perh@sds.sc.gov.br.
(
A Notícia, 04/06/2007)