O incentivo à realização de pesquisas na Amazônia promete estimular ainda mais o desenvolvimento da região e beneficiar diretamente a atuação da Zona Franca de Manaus (ZFM).
Nesta semana, o diretor de Articulação do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), José Rincon Ferreira, e o secretário de Ciência e Tecnologia do Amazonas, José Aldemir de Oliveira, anunciaram investimentos de aproximadamente R$ 300 mil para premiar pesquisadores responsáveis pela realização de projetos relacionados às tecnologias para o crescimento sustentável da região amazônica.
A iniciativa faz parte do Prêmio Professor Samuel Benchimol, que tem como tema do concurso este ano "Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia". Os participantes podem apresentar seus trabalhos nas categorias social, ambiental, econômica e tecnológica.
Segundo o diretor de Articulação do MDIC, o desenvolvimento desses trabalhos colabora para o aprimoramento das tecnologias utilizadas na Zona Franca de Manaus. Para Ferreira, o Amazonas adquiriu uma função de responsabilidade com a sociedade local em função de abrigar em sua área teritorial a ZFM.
"Essa internalização da tecnologia permitirá que os conhecimentos aprendidos durante a pesquisa criem raízes na Amazônia, favorecendo toda sua sociedade. Pelo fato de a ZFM estar localizada no Amazonas, o estado passa a ter uma responsabilidade para o desenvolvimento da população local porque as empresas geram empregos e fomentam recursos no estado. Ainda assim, não se pode perder de vista que não basta ter investimentos, tem que se dominar a tecnologia, que é um dos fatores de sucesso para o desenvolvimento econômico e social", explicou.
De acordo com Ferreira, nas edições anteriores do prêmio, as propostas premiadas foram contratadas pelo Banco da Amazônia, a fim de que pudessem ser implementadas.
Para o assessor da Superintendência da Zona Franca de Manaus, Ivens Araújo, a importância da estimulação científica está relacionada à interiorização do conhecimento para a sociedade. Ele enfatiza que sociedade e economia têm aspectos competitivos e que, nesse sentido, as pesquisas adquirem papel importante para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento tecnológico.
"Permanentemente é importante se fazer pesquisa porque a sociedade e a economia são competitivas. O que temos hoje foi pesquisado no passado e o que vamos introduzir no futuro tem de ser pesquisado hoje. Todos os dias se renovam produtos e tecnologias, que se tornam mais eficientes e mais úteis à sociedade. Por isso, é muito importante que estejamos engajados nesse processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento tecnológico. Isso contribui diretamente para a interiorização do conhecimento na sociedade". destacou.
As inscrições para a edição 2007 do Prêmio Professor Samuel Benchimol poderão ser feitas até o dia 31 de agosto no site www.amazonia.desenvolvimento.gov.br. Poderão concorrer pesquisadores de todo o Brasil, desde que a pesquisa seja realizada no âmbito amazônico. O valor de premiação para cada categoria é de R$ 65 mil.
(Por Amanda Mota, Agência Brasil, 02/06/2007)