A Petrobras e a empresa indiana Oil and Natural Gas Corporation Ltd. (ONGC) assinarão nesta segunda-feira (04/06) acordo para exploração conjunta de petróleo e gás em águas profundas no Brasil e na Índia. A parceria foi confirmada pelo presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli, ao chegar a Nova Delhi neste domingo (03/06).
Em setembro do ano passado, durante visita do primeiro-ministro indiano Manmohan Singh ao Brasil, as duas companhias assinaram memorando de cooperação nas áreas de exploração e produção de óleo e gás em águas profundas no Brasil, na Índia e em outros países, participação conjunta em leilões de blocos exploratórios em águas profundas e participação em projetos de exploração e produção de óleo e gás dos portfólios de ambas as empresas.
A partir de agora, as duas empresas começarão a trabalhar juntas em três blocos exploratórios no Brasil e outros três na Índia – todos já licitados. Na Índia, segundo Gabrielli, a parceria visa à exploração de águas profundas. “É uma entrada importante. Já estamos em atividade exploratória no Paquistão, estamos em discussão com outros países da Ásia. Significa novas fronteiras”, afirmou.
(Por Mylena Fiori, Agência Brasil, 03/06/2007)