O presidente da Comissão de Economia e Desenvolvimento da Assembléia Legislativa gaúcha, deputado Nelson Härter (PMDB), reuniu-se com o secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, a presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Ana Pellini, prefeitos e representantes da Força Verde. Durante o encontro, ocorrido na secretaria do Meio Ambiente, na tarde de quinta-feira (31/05), Härter manifestou sua indignação quanto à forma como estão sendo conduzidos os trabalhos da Fepam referentes à aplicação do relatório de zoneamento ambiental. O peemedebista recebeu apoio dos representantes presentes e destacou que o Rio Grande do Sul não pode perder mais investimentos e empregos.
Com veemência, Härter enfatizou as denúncias que já havia feito, referentes aos trabalhos anteriores desenvolvidos pela Fepam "na medida em que comprovei que a fundação utilizou indevidamente nome de instituições sérias com trabalho tradicional nesse setor há muito tempo. Isto é crime e está previsto no Código Penal, artigo 299".
Ao final da reunião, o deputado se mostrou satisfeito com os resultados alcançados, "na medida em que, quando estão abertas as discussões, os debates, e são mostradas as opiniões e sugestões, o encontro só pode ser positivo. Toda a população e a economia do Rio Grande do Sul dependem destas ações, principalmente para receber investimentos e consequentemente, gerar empregos".
(Por Celso Bender, Agência de Notícias AL-RS, 01/06/2007)