Os servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Paraná anunciaram, na sexta-feira (01/06), que pretendem intensificar a greve no instituto a partir de hoje (04/06). Segundo a presidente da associação dos funcionários do Ibama, Guadalupe Vivekananda, serão realizados protestos ao longo de toda Semana do Meio Ambiente.
O Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, estará fechado a partir de segunda. Os funcionários não vão mais emitir autorização para exportação de madeira pelo Porto de Paranaguá. Os servidores prometem, ainda, uma manifestação no centro de Curitiba na manhã de amanhã. “Vamos fechar o cruzamento das ruas Dr Faivre e General Carneiro durante duas horas para chamar a atenção da população”, afirma Guadalupe.
Os servidores do Ibama em todo país pedem a revogação da Medida Provisória 366/07, que estabelece a divisão do órgão e a criação do Instituto Chico Mendes para responder pelas 288 unidades de conservação ambiental do país.
No Paraná, os servidores paralisaram as atividades em 14 de maio. A categoria está dando prioridade a atividades internas e atendendo somente casos emergenciais. Atulamente, há 150 servidores do Ibama no estado, distribuídos em 11 cidades: Curitiba, Paranaguá, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, União da Vitória, Paranavaí, Loanda, Francisco Beltrão, Guaraqueçaba e Ponta Grossa.
(Por Gladson Angeli,
Gazeta do Povo, 03/06/2007)